Resumos da primeira a terceira aula – versão 1.0

March 15, 2006 at 11:55 pm 1 comment

Primeira Aula de Princípios de Engenharia de Software

  • O que é Engenharia de Software?
    Engenharia de Software é uma abordagem sistemática sobre como se produz, opera e mantém um software. Com ela nós dispomos de Métodos, Técnicas e Ferramentas para gerar na construção de softwares um custo-benefício otimizado.
    Existem aqueles que constroem a Disciplina no meio acadêmico e os que a utilizam que são os profissionais da área de computação.
  • O que são Marcadores?
    Os Marcadores servem para guardar endereços visitados na Web e também para associar “tags” e conceitos pessoais aos endereços. Ou seja, para cada link, existe uma opinião de quem o guardou associada. Assim, compartilha-se com todos os melhores “links” sobre assuntos específicos.
  • ACM (Association for Computing Machinery):
    É uma associação internacional e educacional dedicada à ciência e tecnologia.
  • SBC (Sociedade Brasileira de Computação):
    Diferentemente das outras sociedades de computação, a brasileira é mais voltada ao meio acadêmico que para o meio profissional. Ela fomenta e desenvolve a pesquisa científica na área de Computação.
  • Quem é Edward Yourdon?
    Autor de mais de 20 livros e 500 artigos técnicos, Yourdon é o principal nome da Engenharia de Software. Trabalhou por 40 anos na indústria computacional, e participou de muitos projetos pioneiros em sua área. Contribuiu dentre muitas outras coisas, para a parte de análise de orientação a objeto.

 

 

 


   

 

Segunda Aula de Princípios de Engenharia de Software – Engenharia de Requisitos

  • Dentro da engenharia de requisitos temos a programação orientada a ?aspectro?.
    Este visa acoplar todos os ?concern? dos requisitos.
  • V-Graph = Linguagem de modelagem de requisitos. Podemos modelar metas,
    softmetas, tarefas, contribuição e correlação.
  • Tarefas = Maneira de se implementar a meta.
    Metas = Objetivos.
    Softmeta = Não é um objetivo ?forte?.  

    Contribuição e correlação = Decomposições da meta.

    Meta e SoftMeta se correlacionam através das seguintes formas: make, help,
    unknown, hurt, break.

    Tarefas contribuem com Metas e Softmetas através das seguintes formas: and,
    or, xor, make, help, unknown, hurt, break.

 

 


   

 

Terceira Aula de Princípios de Engenharia de Software

   

  • Na terceira aula discutimos sobre produtividade
    Todo processo produtivo envolve CRIATIVIDADE X DISCIPLINA, ARTISTA X ARTESÃO.
    Percebemos que até mesmo os ARTISTAS precisam de DISCIPLINA.
    A disciplina é uma peça chave para organização, cumprimento de metas, criação de documentos, ou seja, disciplina é fundamental para um Engenheiro de Software.
  • Vimos as quatro primeiras regras de disciplina
    o Primeira Regra = Todo documento produzido deve ter título, autor, versão, data e indicador de conteúdo
    o Segunda Regra = Utilizar sempre que possível o princípio de pré e pós condição (assertivas)
    o Terceira Regra = Quando decompor algo, faça-o de tal forma que a decomposição gere no mínimo 3 pedaços e no máximo 6 pedaços
    o Quarta Regra = Evite inventar Terminologia
  • Pesquisa : Quem foi Watts Humphrey ?
    Foi fundador do Software Process Program do Software Engineering Institute
    (SEI) na Carnegie Mellon University. De 1959 a 1986 foi parceiro da IBM
    aonde era diretor de programação. Possui várias publicações de Engenharia
    de Software entre papers e livros.

 

 


   

 

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Hello world! Resumo 2 – Versão 1.0

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  • 1. pes2006  |  March 20, 2006 at 4:29 pm

    “Autor de mais de 20 livros e 500 artigos técnicos, Yourdon é o principal nome da Engenharia de Software. Trabalhou por 40 anos na indústria computacional, e participou de muitos projetos pioneiros em sua área. Contribuiu dentre muitas outras coisas, para a parte de análise de orientação a objeto.”

    – – >Resumo sucinto, responde a pergunta, mas de onde vem essa informação? Falta uma referência. Creio também que há um exagero ao dizer que Ed Yourdon é o principal nome da ES, é um dos principais. Usar referências é importante. Em blog a maioria dessas referências pode ser apontada por elos!

    “Dentro da engenharia de requisitos temos a programação orientada a ?aspectro?.
    Este visa acoplar todos os ?concern? dos requisitos. “
    – – > Aspectos. “Concerns” é um termo em inglês que no contexto tem uma tradução de características ou também interesses.
    – – > Falto referência sobre o modelo de metas.
    “Pesquisa : Quem foi Watts Humphrey ?”
    – – > Boa resposta. Sucinta. Faltou apontar para uma referência.

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